Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

Lorena Sanchez: brasileiro é crítico, mas mais satisfeito com seu bem-estar

18/11/2014

A coordenadora de projetos de comunicação da Organisation for Economic Co-Operation and Development (OECD), Lorena Sanchez, foi a primeira a falar no segundo bloco da programação da primeira edição francesa do Brazilian Corporate Communications Day em Paris, em andamento desde o início da manhã deste dia 18 de novembro de 2014. Ela falou sobre a iniciativa Better Life no Brasil. Apesar de o País não ser membro da OECD, é considerado um país chave para a organização.

Lançada em 2011, após uma década de trabalho sobre esta questão, o Better Life Index é uma primeira tentativa de reunir medidas internacionalmente comparáveis de bem-estar em linha com as recomendações. O Brasil tem feito grandes progressos na última década em termos de melhora na qualidade de vida de seus cidadãos. Nos últimos anos, o país evidenciou recorde de crescimento da inclusão e redução da pobreza. Todavia, o Brasil apresenta bom desempenho apenas em poucas medidas de bem estar e tem baixa classificação em muitos tópicos comparado à maioria dos outros países, no Índice para uma Vida Melhor.

 

 

A OECD dedicou-se a promover campanhas no País, partindo do vínculo brasileiro com o futebol para se perguntar o que pode promover qualidade de vida, além do futebol. A ação atraiu mais de 17mil novos visitantes à iniciativa e impulsionou mudanças graduais nas prioridades do brasileiro, colocando a educação em evidência.

Com o sucesso da iniciativa no Brasil, a OECD promove hoje, em parceria com  a FGV um estudo regional sobre o tema. O índice constatou que, de maneira geral, os brasileiros estão mais satisfeitos com suas vidas do que a média da OCDE, sendo que 80% das pessoas declaram ter mais experiências positivas em um dia normal (sentimentos de sossego, orgulho das realizações, proveito etc) do que negativas (dor, preocupação, tristeza, chateação etc.). Este número é superior à média da OCDE, de 76%.

O projeto na França tem co-realização da ESCP Europe Business School e patrocínio master da Petrobras, além de patrocínio do Itaú, da Vale e da Bayer. A Accor é uma apoiadora oficial junto à AFP, tendo ainda suporte institucional da Global Alliance for Public Relations & Communication Management, da revista Época Negócios, do Jornal Valor Econômico e da Chambre de Commerce du Brésil en France. 

1831

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090